Com o reaquecimento da construção civil e o aumento nas vendas de imóveis, o mercado se mostra aberto para novidades e soluções que fazem com que a arte de viver bem seja usufruída por cada vez mais pessoas.
A tecnologia chegou para contornar gargalos e aumentar a produtividade. Um exemplo são as construtechs, que são as startups que apresentam soluções para o setor da construção civil, em plena expansão. Um levantamento da aceleradora Construtech Ventures mostrou que em 2018 já eram 562 dessas startups em atuação no Brasil, um número 116% maior em relação ao primeiro mapeamento, realizado em 2016.
Com a retomada da movimentação nos canteiros de obras e nos estandes de vendas, o acesso ao crédito mais favorável e a inflação em declínio, os consumidores interessados em adquirir um imóvel voltam a encontrar no mercado excelentes opções de compras. Conheça melhor as principais tendências que podem te inspirar na hora de escolher o seu imóvel:
1 – Uso inteligente dos espaços
Os apartamentos compactos de até 60 m² em que o aproveitamento total de espaço é uma regra é das principais tendências do mercado imobiliário. Esses produtos são concebidos valorizando a multifuncionalidade, a sustentabilidade e o compartilhamento de espaços.
Para isso, a tecnologia é uma grande aliada. Enquanto as unidades de moradia são mais compactas, mas desenhadas de forma que os moradores vivam com conforto e tenham tudo o que precisam à mão, as áreas comuns são maiores e dessa forma estimulam o convívio social e a integração entre os vizinhos. Nos momentos de receber visitas, há locais aconchegantes e bem decorados que se traduzem como extensão da casa. Em relação à sustentabilidade, os empreendimentos valorizam a luz natural, ajudam a reduzir a dependência do ar-condicionado e apostam na reutilização de água da chuva e na coleta seletiva do lixo.
2 – Tecnologia para acompanhar a obra
Uma das maiores aliadas dos consumidores são as plataformas que permitem a visualização de detalhes do empreendimento muito antes de sua entrega. Graças à realidade virtual e à realidade aumentada, o cliente já pode fazer uma visita em 360º por toda a propriedade e assim esclarecer dúvidas sobre algum detalhe ou peculiaridade do imóvel. A solução ajuda também a agilizar questões do acabamento e da decoração, de forma que o tempo é otimizado para que o local possa ser habitado com mais agilidade. Nesse universo da tecnologia há ainda softwares que realizam simulação de crédito para ajudar o cliente a verificar condições, taxas e formas de pagamento disponíveis no mercado.
3 – Maior valorização da localização
Com a crescente preocupação com os cuidados com a saúde e a mudança de hábitos visando ter maior qualidade de vida, é crescente o número de famílias que preferem morar em regiões com boa oferta de comércio e serviços. Deixar o carro na garagem para ir a pé à farmácia ou à padaria e para levar os filhos na escola é um desejo crescente. Morar perto do trabalho e gastar menos tempo com deslocamentos é outra demanda em ascensão que pesa na hora de escolher um imóvel.